“Belém Papa Xibé”: Fapespa lança Mapa Gastronômico da capital paraense

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou nesta quinta-feira o Projeto “Belém Papa Chibé”, que mapeia os estabelecimentos gastronômicos da capital paraense.
O projeto celebra a culinária e a diversidade cultural de Belém, eleita pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia e sede da COP 30 (Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da ONU).
Resultado de três meses de pesquisas, o projeto identificou 2.500 estabelecimentos ligados ao setor de bebidas e alimentação em 71 bairros e 8 distritos da capital paraense.
Confira alguns dados do projeto "Belém Papa Xibé" :
- Do total de estabelecimentos de Belém, 88,8% trabalham com refeições e 11,2% trabalham com bebidas;
- Na capital paraense os restaurantes representam 49,4% do total de estabelecimentos, em segundo lugar estão as lanchonetes (17,4%), seguidos dos bares (11,2%) e das padarias (8,6%);
- Entre os restaurantes, a maior parte tem foco em Pratos Feitos (35,1%), a culinária regional aparece em segundo lugar, representando 25,8% do total;
- Entre os bares, o principal estilo é o Boteco (55,2%), seguido do estilo americano (com balcão e mesas), que representa 15,2% do total;
- Os estabelecimentos de Belém também tem forte presença digital: 86,1% estão nas redes sociais;
- 66,3% dos estabelecimentos têm serviço de delivery, mas apenas 32,7% usam aplicativos para vender os seus produtos.
Confira o relatório completo neste link.
Acesso à informação
Segundo a Fapespa, o projeto promove o acesso à informação, pois moradores e turistas terão um guia confiável para explorar as melhores opções gastronômicas da cidade. A iniciativa também fomenta ao turismo e a economia local, potencializando o fluxo de visitantes. Além disso, o projeto fortalece a culinária paraense e dá suporte aos empreendedores, pois faz o diagnóstico socioeconômico do setor e fornece subsídios para políticas públicas e iniciativas privadas.
Questionário aberto à participação
Os estabelecimentos que quiserem participar da pesquisa podem receber um pesquisador da Fapespa, em data e hora agendados, quando será passado um questionário com perguntas em torno de temas que vão desde a especialidade gastronômica até a localização e número de funcionários. A análise desses dados é disponibilizada na plataforma on-line, com mapas indicando as rotas da culinária belenense. Para mais informações, os responsáveis por empreendimentos devem entrar em contato pelo e-mail conjuntura.fapespa@gmail.com.
Os estudos sobre cada bairro de Belém e os formulários para resposta podem ser encontrados neste link.