Biblioteca da Cultura Rede de Comunicação recebe obra rara de Ruth Conduru Chelala

Compartilhe
A jornalista Cristina Moreno, responsável pela biblioteca da Cultura Rede de Comunicação, recebeu a doação da bibliotecária e professora Elisangela Costa. Foto: Camila Lima / Portal Cultura.

A biblioteca da Rede Cultura de Comunicação recebeu, nesta quinta-feira (14), a doação de cinco obras literárias, sendo uma delas o livro “A Biblioteca Central Universitária” de Ruth Conduru Chelala, autora que dá nome à biblioteca da Fundação.

A doação foi feita pela professora e bibliotecária Elisangela Costa, Chefe de Obras Raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visitou a Biblioteca da Cultura e foi recebida pela jornalista Cristina Moreno, responsável pelo espaço. “Essa obra é rara e a gente chama de propedêutica, porque ela traz caminhos para a organização de uma biblioteca universitária. A professora Ruth Conduru foi a segunda diretora da Biblioteca Central da UFPA, mas ela era a primeira bibliotecária formada”, explicou Elisangela.

As outras obras que foram doadas para o acervo da Cultura são: o livro “A Ação Pedagógica-Formativa da Companhia De Jesus na Cidade de Belém do Grão-Pará (1652-1759)” de autoria da professora Elisangela; “O Teatro do norte brasileiro: coletânea teatro do Maranhão”, organizado por Tácito Borralho e Bene Martins; “Biblioteca: Conhecimentos e Práticas”, de autoria de Lizandra Estabel e Elaine Silva Moro; e o livro “Encaixotando a minha biblioteca” de Alberto Manguel.

Para a professora estas obras são importantes porque versam sobre a formação de uma biblioteca e como se desenvolve o trabalho do bibliotecário. “São obras que falam do modus operandi de uma biblioteca. São livros que respondem às perguntas: Para quê uma biblioteca serve? Ela serve a quem? Ajuda em que sentido? Independente da natureza da biblioteca, a função sempre é a mesma: é levar conhecimento e divulgar saberes”, explica.

Novas Doações

Os livros doados foram tanto do acervo pessoal de Elisangela Costa quanto da Biblioteca Central da UFPA. Esse trabalho de intercâmbio cultural é um dos pilares da BC e outras obras serão doadas para a Biblioteca da Cultura Rede de Comunicação.

“A gente se propõe a fazer essa alimentação de acervo das bibliotecas de pequeno e médio porte que tiverem interesse, basta entrar em contato com a Biblioteca da UFPA. Essa é uma das nossas funções, pois nós recebemos muitas obras e temos esse compromisso de fazer as obras circularem”, concluiu.