Cantor e compositor Lô Borges morre aos 73 anos

Compartilhe
Um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, ele foi um dos fundadores do Clube da Esquina.

Foto: Reprodução / Instagram.

Morreu, na noite desse domingo (2), em Belo Horizonte (MG), aos 73 anos de idade, o cantor e compositor Lô Borges. Um dos fundadores do Clube da Esquina - movimento musical de vanguarda que surgiu em Belo Horizonte no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o artista estava internado em um hospital particular da capital mineira e, segundo boletim médico, a morte se deu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

SOBRE O ARTISTA

Nascido em 10 de janeiro de 1952, Salomão Borges Filho era de uma família extremamente musical e o sexto dos 11 filhos do casal Maricota e Salomão. Irmão dos também músicos Márcio Borges - outro fundador do Clube da Esquina -  Marilton Borges e Telo Borges, Lô foi uma das figuras centrais na construção da sonoridade mineira, sendo compositor de clássicos como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Tudo Que Você Podia Ser”, “O Trem Azul”, entre outros grandes sucessos.

Em 1972, com apenas 20 anos, Lô Borges lançou dois discos fundamentais da música brasileira, sendo um deles “Clube da Esquina”, em parceria com Milton Nascimento, considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos tanto pela crítica nacional quanto pela internacional.

Ao longo da carreira, Lô foi gravado por grandes nomes da MPB como o próprio Milton, Elis Regina, Tom Jobim, Samuel Rosa, Beto Guedes, Lobão, Nando Reis e Caetano Veloso, com quem compôs a canção “Sem Não”.

O velório do corpo de Lô Borges está acontecendo no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e segue até às 15h dessa terça-feira (4), sendo aberto ao público.