‘Cordão do Peixe-Boi’ volta às ruas de Belém neste domingo (30)

Compartilhe
Cortejo promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem reforça a relação histórica de Belém com as águas e celebra a cultura popular amazônica.

Foto: Divulgação.

O Arraial do Pavulagem realiza neste domingo (30), em Belém, o cortejo do Cordão do Peixe-Boi. Reunindo brincantes, músicos, crianças e admiradores da cultura popular amazônica, o evento marca a volta do Cordão após mais de uma década longe das ruas da capital paraense.

A concentração será a partir das 6h na Escadinha da Estação das Docas. Às 7h, começa a “Alvorada”, com apresentação da Roda Cantada, contação de histórias e a apresentação das crianças do grupo “Arraial Desde Gitinho”.

Às 7h30, um barco fará um cortejo fluvial simbólico levando o brinquedo do Peixe-Boi Encantado, acompanhado pelos personagens Pirarucu, Bicho d´Água, Candiru, ente outros. Em terra, o público acompanha apresentações de música regional.

Após a chegada do cortejo fluvial na Escadinha da Estação das Docas, tem início o cortejo seguindo até a Praça D. Pedro II onde o Grupo Arraial do Pavulagem realiza um show com convidados especiais.

Inspirado no peixe-boi, animal símbolo afetivo da Amazônia e guardião dos rios, o Cordão do Peixe-Boi reforça a relação histórica de Belém com as águas e o papel da arte como mobilizadora de consciência, afeto e pertencimento. Além disso, o evento remete ao compromisso do Instituto Arraial do Pavulagem com a educação ambiental, a cidadania e a cultura amazônica.


SERVIÇO:

Cortejo do Cordão do Peixe-Boi.

Data: domingo (30), a partir das 6h, na Escadinha da Estação das Docas.

Trajeto: Escadinha da Estação > Boulevard Castilhos França > Ver-o-Peso > Praça Dom Pedro II.

Evento gratuito e para todas as idades.