Detran dispensa obrigatoriedade da baliza em exames práticos, seguindo resolução do Contran

Compartilhe
Foto: Divulgação.

O Detran-PA eliminou a obrigatoriedade da baliza no exame prático para a primeira CNH. A medida já está valendo em todo o estado do Pará desde o dia 19 deste mês, simplificando a etapa final para os novos condutores. 

De acordo com o Detran, a decisão se adequa à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2025, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem e o processo de formação de candidatos à obtenção da CNH, com vistas à implementação do Programa CNH do Brasil, do Governo Federal.

O intuito é desburocratizar a formação de condutores, oferecendo mais flexibilidade sem abrir mão da segurança no trânsito.

Considerada a vilã do exame prático, a baliza era quesito obrigatório de aprovação. Sempre foi considerada a parte mais difícil da prova e motivo de reprovação da maioria dos testes realizados no Departamento de Trânsito.  

Mesmo com a manutenção do trajeto original, o exame agora foca na atenção às leis de trânsito. Os avaliadores do Detran irão concentrar a análise na postura do candidato, no conhecimento das regras de circulação e na capacidade de conduzir o veículo com segurança. 

Segundo o órgão, a baliza não está sendo mais obrigatória para candidatos que já estavam com processos tramitando ou com processos a iniciar.