Grupo Cena Aberta apresenta o espetáculo “O Médico à Força” no Curro Velho
O Núcleo de Oficinas Curro Velho recebe neste fim de semana o espetáculo de comédia “O Médico à Força”, baseado na obra escrita pelo dramaturgo francês Molière. A montagem será encenada pelo grupo Cena Aberta, às 20h no sábado (16) e às 18h no domingo (17), no Teatro do Núcleo, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém.
O enredo acompanha um lenhador que, após um desentendimento com a esposa, passa a ser alvo de uma vingança. A mulher convence outras pessoas de que o marido é um médico talentoso que apenas admite a profissão após sofrer agressões físicas.
A montagem utiliza a comédia para abordar temas sociais contemporâneos. De acordo com a direção, o espetáculo propõe reflexões sobre as estratégias de proteção criadas pelas mulheres diante de situações de violência e conflito.
Homenagem e retomada do Cena Aberta
O espetáculo presta homenagem à atriz e pesquisadora Zélia Amador de Deus, uma das fundadoras do grupo Cena Aberta, criado em 1974. A diretora da montagem, Margaret Refkalefsky, destacou que a produção marca uma nova fase do coletivo, com a entrada de novos integrantes e a retomada das atividades do grupo nos palcos.
Segundo a diretora, o grupo busca ampliar a circulação do espetáculo por meio de negociações para apresentações em municípios do interior e também em outros teatros da capital. Margaret também ressaltou o apoio recebido do Curro Velho para a realização do projeto, incluindo espaço para oficinas, ensaios e desenvolvimento da montagem.
Sobre o grupo
O Cena Aberta surgiu durante o período da ditadura militar e possui trajetória ligada ao teatro de resistência política em Belém.
Fundado por Luiz Otávio Barata, Margaret Refkalefsky, Walter Bandeira e Zélia Amador de Deus, o coletivo produziu 23 espetáculos entre 1976 e 1991, abordando temas como censura, tortura e conflitos agrários. Após mais de 30 anos sem atividades, o grupo retorna aos palcos com o projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Serviço
Espetáculo: “O Médico à Força”, do grupo Cena Aberta
Datas: sábado (16) e domingo (17) de maio
Horários: 20h no sábado e 18h no domingo
Local: Curro Velho
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)|
Com informações da Agência Pará

