Mostra de teatro “Nilza Maria” homenageia Salustiano Vilhena no Theatro da Paz

Compartilhe
Foto Bruno Cecim/ Ag. Pará
Foto Bruno Cecim/ Ag. Pará

A sexta edição da Mostra de Teatro “Nilza Maria” será realizada entre os dias 10 e 12 de abril, no Theatro da Paz, em Belém, com uma programação gratuita que reúne cinco espetáculos de grupos paraenses. Neste ano, o evento presta homenagem ao ator, diretor e figurinista Salustiano Vilhena, fundador do Grupo Gruta de Teatro, criado em 1967 e considerado um dos mais longevos da capital paraense.

A iniciativa celebra a trajetória do artista, reconhecido por sua contribuição à cena cultural amazônica. “Faço teatro desde da década de 60. Fui um dos fundadores de um dos grupos mais importantes da Amazônia, que é o Grupo Gruta de Teatro. E ser homenageado em vida, sem dúvida, é uma satisfação e um motivo de orgulho muito grande, pois é a consagração e o reconhecimento de que tudo valeu a pena. E ainda ser homenageado na Mostra que leva o nome da minha amiga e grande atriz paraense Nilza Maria, é uma honra inarrável”, destacou Vilhena.

Promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Theatro da Paz, a mostra tem como objetivo valorizar a produção teatral local e ampliar o acesso do público às artes cênicas. De acordo com o diretor do teatro, Edyr Augusto Proença, a proposta é democratizar o acesso à cultura, com espetáculos gratuitos e abertos ao público.

A programação será aberta na sexta-feira (10), às 20h, com o espetáculo “Doroteia”, do Grupo Gruta de Teatro, inspirado na obra de Nelson Rodrigues. A peça aborda a trajetória da personagem após a perda do filho.

No sábado (11), às 16h, será apresentada a montagem “Retratos de uma família nua”, da Musas Cia. Teatral, que retrata conflitos familiares em uma narrativa intensa. Às 20h, o Grupo Teatro de Apartamento encena “Desertos: Dois Homens. Dois Destinos. Um Amor”, espetáculo que aborda relações afetivas em meio a adversidades.

O encerramento, no domingo (12), contará com duas apresentações: às 11h, o espetáculo infantil “A Comédia da Esposa Calada que Falava Mais que Papagaio na Chuva”, dos Palhaços Trovadores, e às 18h, “O Balcão”, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. A obra, escrita por Jean Genet, propõe uma crítica à sociedade e à natureza humana.


Serviço

VI Mostra de Teatro “Nilza Maria”
Período: 10 a 12 de abril
Local: Theatro da Paz
Ingressos gratuitos, com retirada a partir das 9h do dia de cada espetáculo, pelo site Ticket Fácil e na bilheteria do teatro (limite de dois por pessoa).