FCP recebe a exposição ‘Arqueologia dos Afetos’, da artista Karina Martins

Compartilhe
Foto: Divulgação.

Nesta quarta (10), a Fundação Cultural do Pará (FCP) inaugura, às 19h, a exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artista visual Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025. A mostra será realizada na Galeria Ruy Meira, localizada na Casa das Artes, em Belém. A visitação é gratuita e ficará aberta ao público até 31 de outubro.

“Arqueologia dos Afetos” propõe uma reflexão sensível sobre o papel dos arquivos familiares na construção da identidade e da memória. A partir de fotografias, objetos religiosos, itens de infância e registros do cotidiano, Karina transforma o íntimo em obra, revelando memórias afetivas que atravessam gerações.

Sobre a exposição

A exposição surgiu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Para lidar com a angústia e a incerteza desse momento, Karina Martins revisitou seus arquivos pessoais, incluindo fotografias, objetos religiosos, recordações de infância e registros do cotidiano.

A partir dessas memórias, tanto próprias quanto de seus ancestrais, a artista construiu um processo criativo que transformou lembranças íntimas em obras visuais, revelando conexões afetivas entre gerações e refletindo sobre identidade, memória e herança cultural.

Além disso, pensando na inclusão, a mostra oferece recursos para pessoas com baixa visão, incluindo textos em braille e descrição detalhada das obras.


Serviço

Exposição “Arqueologia dos Afetos” – Karina Martins

Abertura: quarta-feira, 10 de setembro, às 19h

Visitação: de 10 de setembro a 31 de outubro

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria Ruy Meira – Casa das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré, Belém)

Entrada gratuita.

Com informações da Agência Pará