‘A Imitação do Vento’: projeto leva shows e oficinas musicais à ilha de Cotijuba, em Belém

Compartilhe
Com programações neste sábado (18) e domingo (19), a experiência une Mateus Moura, Pedro Imbiriba e Sonyra Bandeira com uma programação gratuita que une formação, arte e celebração.
Foto: Fred Santos / Divulgação.

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de outubro, o projeto “A Imitação do Vento” desembarca na Ilha de Cotijuba, em Belém, com uma programação gratuita que une formação, arte e celebração. As atividades acontecem no Mirante da Pedra Branca, onde o público poderá participar de uma oficina de música com Sonyra Bandeira, assistir ao show do trio formado por Mateus Moura, Pedro Imbiriba e Sonyra, e encerrar o domingo ao som de uma grande roda de batuque com artistas locais.

A circulação, idealizada por Mateus Moura e incentivada pela PNAB-PA (Programa Nacional Aldir Blanc – Pará), busca aproximar o repertório do álbum homônimo das comunidades, cruzando palco e processo pedagógico. Em Cotijuba, o projeto se conecta à rede do Festival Piracema, reafirmando sua dimensão comunitária e o diálogo entre tradição e criação contemporânea.

Em Cotijuba, a experiência une Mateus a Pedro Imbiriba e Sonyra Bandeira, linha de frente que sustenta a sonoridade do álbum homônimo e o diálogo com os espaços por onde passa.

Entre as atividades, estão a construção de instrumentos com materiais recicláveis, vivências que mesclam poesia e música e uma apresentação final dos participantes. Já no show, Sonyra traz sua sonoridade minimalista de flauta e voz em diálogo com o violão de Mateus.

Após Cotijuba, a turnê segue para Benevides e a capital paraense, ampliando a conversa do trio com públicos distintos e reforçando a ideia de que este é um projeto de circulação atento às singularidades de cada lugar.


Programação em Cotijuba

Sábado, 18 de outubro

9h – Oficina “A natureza do som”, com Sonyra Bandeira.

19h – Espetáculo “A Imitação do Vento”, de Mateus Moura, com Pedro Imbiriba e Sonyra Bandeira.

Domingo, 19 de outubro

A partir das 16h – Roda de batuque com Mestre Dimmi e Carimbó Sensacional, Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa, Mateus Moura e Banda Aqui Agora.