Mostra do Grupo In Bust é promovida pelo Sesc

Compartilhe
Foto: Rodrigo José/ Divulgação.

O Grupo In Bust Teatro com Bonecos traz uma programação gratuita de espetáculos, roda de conversa e exposição, em uma celebração da arte da encenação. Os eventos ocorrem no Sesc Casa de Artes Cênicas, Casarão do Boneco e Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.

Desde 1996, o Grupo In Bust Teatro com Bonecos tem a missão de levar à cidade de Belém espetáculos acessíveis, utilizando a animação de bonecos que estimulam a imaginação e a fantasia do público que acompanha as apresentações. Formado pelos integrantes Aníbal Pacha, Adriana Cruz, Paulo Ricardo Nascimento e Cristina Costa, o grupo busca se apresentar em espaços teatrais, e o projeto Sesc Artes Cênicas será o palco da magia dos personagens, transmitindo emoções à plateia que acompanha o espetáculo.

Espetáculos

Intitulado “O conto que eu vim contar”, o espetáculo convida o público a uma imersão mágica no universo das lendas amazônicas. A peça narra a jornada de Hosana e seu encontro fascinante com seres encantados do rio, como a misteriosa Mãe D’Água e o sedutor Boto. Uma celebração vibrante do imaginário popular e da riqueza das tradições orais. As apresentações ocorrerão na Casa de Artes Cênicas nas seguintes datas e horários: 24 e 25 de Outubro, às 19h e 29 de Outubro, às 17h.

A clássica fábula “Pinóquio” ganha espaço também no Sesc Casa das Artes Cênicas, trazendo nova vida ao personagem com o humor e a delicadeza característicos do grupo artístico In Bust. A montagem aborda o desejo de ser e de aprender, por meio da curiosidade e da transformação. As sessões estão previstas para os dias 31/10 e 01/11, a partir das 19h, e no domingo, 02/11, às 17h. 

O espetáculo “Aguar o Tempo” propõe uma travessia pela memória e ancestralidade amazônida, concebida como um ritual cênico. A peça funde sons, gestos e objetos, criando uma linguagem poética para abordar as relações entre o tempo, o elemento água e a sensação de pertencimento à região. O evento ocorrerá no Casarão do Boneco e será dividido em dois horários: nos dias 07 e 08/11, com sessões às 19h, e no dia 09/11, às 17h. 

Retornando ao Sesc Casa de Artes Cênicas, o espetáculo “Curupira – 10 milhões de nós” apresenta o lendário guardião das florestas e a história de Seu Jovino, um caçador que descobre, de forma divertida e musical, o valor da natureza e o respeito pela floresta. A programação está marcada para os dias 15/11, às 19h, e 16/11, às 17h.Todas as programações são gratuitas e abertas ao público.

Roda de Conversa

O público também está convidado a participar de uma roda de conversa especial com o Grupo In Bust. A equipe trará seus bonecos e compartilhará insights valiosos sobre sua trajetória. O encontro será uma oportunidade de entender o processo criativo, desde a construção visual dos bonecos até a escolha dos elementos cênicos que dão vida às encenações teatrais.

Com quase três décadas de atuação, o trabalho da companhia promete momentos inesquecíveis para a plateia. O bate-papo será nesta quinta-feira (27), às 19h, no Sesc Ver-o-Peso. 

Na oportunidade, será aberta "In Bust teatro com Bonecos – a Exposição”. A mostra exibe criações que utilizam o boneco para despertar o lúdico, com foco nas expressões culturais da Amazônia. A exposição fica em cartaz até 31/01 e pode ser visitada gratuitamente, todos os dias, das 10h às 20h.

Confira a programação completa

“O conto que eu vim contar”

Local: Casa de Artes Cênicas

Datas e horários: 24 e 25 de Outubro, às 19h.

                        29 de Outubro, às 17h.

“Pinóquio”

Local: Casa de Artes Cênicas

Datas e horários: 31/10 e 01/11, a partir das 19h.

                             Domingo, 02/11, às 17h. 

“Aguar o Tempo”

Local: Casarão do Boneco

Datas e horários: 07 e 08/11, com sessões às 19h.

                        09/11, às 17h. 

“Curupira – 10 milhões de nós” 

Local: Casa de Artes Cênicas

Datas e horários: 15/11, às 19h, e 16/11, às 17h.

Roda de conversa

Local: Sesc Ver-o-Peso 

Datas e horários: Quinta-feira (27), às 19h. 

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.