Pesquisa revela que 73% dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala 6x1 sem redução salarial
O debate acerca do fim da escala de trabalho 6x1 segue em discussão no âmbito do Governo Federal e do Congresso Nacional. A proposta divide opiniões entre os brasileiros, mas a grande maioria (73%) é favorável, desde que que isso não implique em redução salarial. Foi o que mostrou o levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgado na última quarta-feira (11).
Ainda segundo a pesquisa 22% afirmaram serem contra. Contudo, a taxa de aprovação do fim da escala 6x1 cresce 10 pontos quando os entrevistados contrários foram questionados se passariam a apoiar a proposta se a mesma não implicasse em redução do salário.
No geral, o levantamento mostrou as seguintes conclusões:
- 28% são a favor do fim da escala 6x1, mesmo com redução do salário;
- 30% são a favor do fim da escala 6x1, se não tiver redução salarial;
- 11% são contrários ao fim da escala, mesmo sem redução do salário;
- 10% são contra o fim da escala, mas apoiariam se não tivesse redução de salário;
- 6% não são nem contra e nem a favor do fim da escala 6x1;
- 5% são a favor da escala 6x1, mas não se posicionaram quanto à redução de salário; e
- 1% é contra o fim da escala, mas não opinou quanto à redução salarial.
Segundo o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, a pesquisa mostra um crescimento da desaprovação do projeto quanto a proposta inclui a redução do salário. Praticamente todo mundo é favorável a uma jornada menor de trabalho, mas pouca gente aceita abrir mão de recursos financeiros em troca disso, acrescentou ele.
A pesquisa foi feita nas 27 unidades da Federação, entre os dias 30 de janeiro e 5 deste mês, com a participação de 2.021 cidadãos acima dos 16 anos de idade. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.