Turquia é confirmada como país-sede da COP31 em 2026

Compartilhe
Foto: Camila Lima
Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

Neste sábado (22), durante a plenária de encerramento da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) realizada em Belém, foi oficializado que a próxima edição do evento acontecerá entre 9 e 20 de novembro de 2026, em Antália, cidade localizada na região sul da Turquia, às margens do Mar Mediterrâneo. A articulação para a escolha será liderada pela Austrália, que conduzirá as negociações junto às delegações.

Além da definição da sede para 2026, também foi acordado que a Etiópia receberá a COP32, em 2027, com apoio do grupo africano, que defendeu a realização do evento no continente. A medida reforça o interesse em ampliar o protagonismo dos países em desenvolvimento nas discussões climáticas.

Outra decisão anunciada foi a realização da pré-COP em uma ilha do Pacífico, com o objetivo de agilizar os trabalhos e alinhar previamente a agenda de negociação. O encontro servirá como termômetro político para as tratativas oficiais da COP31. local ainda a ser definido pelos países da região

Tags