Vacinação contra a dengue da população entre 15 a 59 anos começa no segundo semestre

Compartilhe
Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde.

A vacinação contra a dengue para brasileiros de 15 a 59 anos está prevista para começar no segundo semestre deste ano. O Ministério da Saúde aguarda o aumento da produção da vacina Butantan-DV, viabilizado por uma parceria entre o governo federal, o Instituto Butantan e um laboratório chinês. Enquanto o Butantan fabricará 3 milhões de doses, a colaboração internacional deve elevar a oferta para até 40 milhões em 2026. Antes da distribuição, contudo, a Anvisa precisa inspecionar e aprovar os imunizantes produzidos no exterior.

O ministério da Saúde confirmou para o dia 9 de fevereiro o início da vacinação de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária contra a dengue. Eles receberão a Butantan-DV, vacina de tecnologia 100% brasileira e a primeira do mundo a combater a arbovirose com dose única.

A vacinação deste público será possível com a chegada de mais doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais desta vacina nacional contra a dengue, para garantir a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (Sus).

Com a importação de novas doses, o governo planeja vacinar a população de 15 a 59 anos. O processo será realizado de forma escalonada, começando pelos 59 anos e descendo até a faixa dos 15 anos.

Vacinação piloto

Neste final de semana, o município de Botucatu, no interior de São Paulo, deu início à campanha de vacinação da população de 15 a 59 anos,que contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa piloto ocorre também nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), desde o último sábado (17). O objetivo é avaliar o impacto da imunização com o novo imunizante.

A vacina Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos da dengue com resultados expressivos: os estudos clínicos mostram uma eficácia geral de 74%. O maior destaque, porém, é a segurança contra complicações, reduzindo em 91% os casos graves e eliminando totalmente (100%) o risco de internações hospitalares.

Para a faixa etária de 10 a 14 anos, o SUS disponibiliza gratuitamente a vacina importada QDenga. Diferente do novo imunizante nacional, este exige um esquema vacinal composto por duas doses.

Com informações da Agência Brasil.