Inscrições para o Encceja 2025 estão abertas e seguem até o dia 02 de maio

Compartilhe
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 seguem até o dia 2 de maio. Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasil.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 estão abertas desde segunda-feira (21) e seguem até o dia 2 de maio. Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema Encceja. O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para uso do nome social.

O Encceja é uma iniciativa gratuita e voluntária do Inep, que oferece uma porta de entrada para a certificação para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular. As provas estão marcadas para o dia 3 de agosto.

Desde 2002, o Encceja é utilizado como instrumento para a certificação de competências adquiridas tanto no ambiente escolar quanto em experiências de vida e de trabalho. Os resultados são usados pelas secretarias de educação e institutos federais como base para emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.

Dados sobre a educação de jovens e adultos

Além de contribuir para a retomada da trajetória educacional de milhares de brasileiros, o Encceja também orienta políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos (EJA). O exame permite ainda a elaboração de estudos e indicadores sobre o sistema educacional, sendo um importante instrumento de avaliação e referência nacional.

Os dados coletados pelo Encceja oferecem um panorama sobre o nível de conhecimento e as necessidades educacionais dessa parcela da população. Isso permite que o governo e outras instituições elaborem políticas públicas mais eficazes e direcionadas para a EJA, buscando atender às demandas específicas desses estudantes.

Ao avaliar as competências dos participantes, o Encceja se torna um importante termômetro da qualidade do ensino oferecido na modalidade EJA em nível nacional. Os resultados ajudam a identificar áreas que precisam de maior atenção e investimento, contribuindo para a melhoria contínua do sistema educacional como um todo.