Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno celebra tradição e inclusão no Marajó

Compartilhe
Foto: Guto Nunes / Divulgação.

O município marajoara de Salvaterra se prepara para uma grande celebração popular nesta sexta-feira, 13 de junho. O 2º Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno promete reunir cerca de mil pessoas em uma programação que mistura tradição, acessibilidade e emoção.

O evento, idealizado pelo próprio mestre, reconhecido pela sua trajetória de mais de cinco décadas na cultura popular da Amazônia, terá cortejo, apresentações de bois-bumbás, grupos de carimbó, quadrilhas juninas e convidados especiais.

A concentração do cortejo cultural será às 17h, em frente ao Mercado Municipal, no centro da cidade. De lá, o trajeto segue até a Casa de Mestre Damasceno, no Bairro do Caju, onde será montado o Terreiro do Mestre, palco das apresentações a partir das 19h. No total, mais de 30 atrações estão confirmadas.

Um mestre que enxerga com o coração

Ícone da cultura popular do Marajó, Mestre Damasceno é colocador de boi desde 1973. Cego desde os 19 anos, ele transformou sua deficiência em potência artística e afetiva, reinventando o tradicional boi-bumbá com elementos da fauna local e o protagonismo da sua própria comunidade. O mestre criou o conceito do búfalo-bumbá, figura que passou a representar com mais fidelidade a identidade da região.

Entre os destaques do festival, está a apresentação do Baby Búfalo-Bumbá Sensibilidade, personagem criado pelo mestre para o seu neto, Davi Guilherme, de 5 anos. O afigurado nasceu com deficiências físicas e foi concebido com o objetivo de reforçar a importância da representatividade.

Ao contrário de outros festivais de boi-bumbá da região, o evento em Salvaterra aposta na confraternização entre os grupos participantes. Não há competição entre bois, mas sim uma celebração conjunta do fazer artístico e do espírito comunitário que mantém viva essa manifestação.


Programação

Cortejo Cultural

Concentração: 17h, em frente ao Mercado Municipal (Centro)

Saída: 18h, com destino à Casa de Mestre Damasceno, Bairro do Caju

 

Festival no Terreiro do Mestre

Início: 19h

Local: Primeira Rua, esquina com 11ª Travessa, Bairro do Caju – Salvaterra/PA

Apresentações confirmadas

  • Bois e Búfalos-Bumbás: Boi Ramalhete, Boi Primavera, Boi Brilhante, Boi Pai do Campo, Boi Pimpão, Boi Garantido, Meu Boizinho, Búfalo Linda Noite, Búfalo Segredo das Meninas

  • Quadrilha: Sedução Junina

  • Mestres e Mestras da Cultura Popular: Jesus, Robledo, Catarino, Derli, Ivanelson Flexa, Laura Gonçalves, Amélia, Talo e o próprio Mestre Damasceno

  • Grupos de Carimbó: As Curuçauaras, Tambores do Pacoval, Grupo Cruzeirinho, Grupo Aruãs, Nativos Marajoara

Oficina de Mini Búfalo-Bumbá

Realizada nos dias 5 e 6 de junho

Resultado será apresentado no dia 13, durante o festival

Espaço da Acessibilidade

Área sinalizada com 30 cadeiras e monitores dedicados.


Serviço

Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno

Data: 13 de junho de 2025

Local: Primeira Rua, esquina com 11ª Travessa, Bairro do Caju – Salvaterra/PA

Horários: Cortejo às 17h | Festival às 19h.