Projeto de energia sustentável feito por estudantes da Ufpa é premiado internacionalmente

Desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Pará (Ufpa), o projeto Biolume, voltado a levar abastecimento de energia elétrica de maneira sustentável a localidades com limitações no acesso, conquistou o vice-campeonato no Prêmio Internacional ACT Bright Future Prize 2025, que incentiva projetos de transformação social feitos por jovens em comunidades carentes.
Por meio de uma tecnologia sustentável feita a partir de postes de PVC movidos por energia solar, o Biolume foi realizado por alunos que integram o time Enactus da Ufpa, os quais foram os únicos representantes da região Norte do Brasil entre os oito finalistas da competição. O resultado foi divulgado no início deste mês de abril.
A solução encontrada pelos universitários está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e já beneficiou 11 mil pessoas.
Segundo Adriely Raiol, estudante de Administração integrante do time Enactus/Ufpa e líder do projeto, a premiação é a oportunidade de expandir o impacto positivo do Biolume e demonstrar o avanço por meio da inovação sustentável e do empreendedorismo social para transformar realidades.
Sobre o Biolume
O projeto surgiu como um solucionador do descarte incorreto do óleo de cozinha, transformando esse material em biodiesel, um combustível verde e mais acessível às comunidades ribeirinhas.Atualmente, o Biolume está voltado ao fornecimento de energia elétrica em localidades com acesso limitado à rede fornecedora.
Rede Enactus
Presente em 33 países, a Enactus – organização que engaja estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social, completa 25 anos de atuação no Brasil. Unindo grandes empresas, estudantes e professores, a instituição já alcançou mais de 3 mil estudantes em 127 times. Os mais de 185 projetos desenvolvidos movimentaram mais de R$ 1 milhão em seus respectivos setores, impactando mais de 83 mil pessoas.
Texto elaborado com informações da Ascom/Ufpa