‘OS ETs de Colares’: obra de cordel resgata casos de aparições de OVNIs no Pará
De autoria de Francisco Mendes, o livro aborda os eventos ufológicos ocorridos no Nordeste paraense na década de 1970 a partir da perspectiva da cultura ribeirinha.
Um dos fenômenos ufológicos brasileiros mais conhecidos, o caso das aparições de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) ocorridos na década de 70 na ilha de Colares, no Nordeste paraense, viraram literatura de cordel com a obra “Os ETs de Colares”, de Francisco Mendes.
Lançada originalmente durante o I Congresso Ufológico de Colares, a publicação narra por meio de versos os eventos que aterrorizaram a população de Colares e que ficaram conhecidos popularmente como “Chupa-Chupa”, incluindo os desdobramentos militares da chamada Operação Prato a partir da perspectiva de quem vive a cultura ribeirinha.
Com ilustrações de Carlos Alpheu, a obra retrata a Ilha de Colares não apenas como um espaço geográfico, mas também como local de choque cultural e histórico diante do desconhecido. Por meio de uma narrativa fluida que foge dos moldes dos relatos jornalísticos acerca dos fatos, o livro tem por objetivo fazer com que os acontecimentos sejam compreendidos através de uma ótica popular e ao mesmo tempo poética.
Sem focar nas histórias de heróis do sertão ou em abordagens sobre a moral, como fazem os cordéis tradicionais, a publicação “Os ETs de Colares” inova ao fazer uma abordagem da ufologia científica que aproxima o gênero de obras contemporâneas que preservam a memória e a cultura amazônicas.